Dificuldades mais comuns que encontramos ao nadar

Por Felipe e Marina

Olá, tudo bem? Preparamos um material muito interessante para vocês sobre as dificuldades mais comuns encontradas por quem está iniciando a natação. Nos concentraremos principalmente nas técnicas dos 4 nados competitivos. O norte serão os 4 pilares que nós educadores do Sesc nos pautamos para as aulas, que são as Competências Aquáticas. Vocês sabiam disso? Conhecem?

Então vou contar um pouco sobre elas!

Controle respiratório

O controle respiratório é uma habilidade que está relacionada à submersão cuja sequência varia desde o reflexo de respiração realizado através do bloqueio de glote até a respiração rítmica durante os nados tradicionais ou outras práticas aquáticas. Como por exemplo apneia, respiração lateral/frontal, ritmo respiratório, entre outras

Controle do corpo

Entender a interação indivíduo-tarefa-ambiente é essencial para conseguir escolher quais atitudes tomar para ter eficiência em uma situação-problema. Assim, compreender como o corpo funciona nesse ambiente possibilita ao indivíduo desenvolver o controle corporal para executar com eficiência atividades como flutuar, conter o corpo na posição vertical, horizontal ou outras formas, variação de decúbitos, deslizes, parada de mão, rolamentos, cambalhotas, etc.

Manipulação da/na água

Quando um corpo exerce uma força sobre a água, esta simultaneamente reage sobre ele aplicando-lhe uma força de mesma intensidade, mesma direção, mas sentido contrário. Pensando nisso, quanto mais eficientemente o(a) nadador(a) empurrar a água na direção contrária à que pretende se deslocar, melhor será seu deslocamento. Algumas dessas atividades são: deslocamentos, deslizes, propulsão, palmateios e sustentação; remar, empurrar, deslocar, puxar, rebocar, propulsão em nados e esportes aquáticos (Surf, Remo, Polo…), entre outras.

Entradas e saídas

O corpo tem diversas possibilidades de entrar e sair da água de forma segura, levando-se em conta as características do indivíduo, do ambiente e da atividade que está sendo praticada no ambiente aquático.

As atividades que proporcionam esse aprendizado são amplas, não apenas saídas e entradas da/na piscina, mas também de equipamentos: saltos e quedas na água e para a água de formas e locais variados em diversas posições do corpo; em diferentes profundidades, com e sem apoio e auxílio; em diferentes ambientes aquáticos, como mares, rios, cachoeiras etc; cair e retornar ao caiaque/ prancha, saltos ornamentais, entre outras.

Gostou de conhecer as Competências Aquáticas? Elas são fundamentais na aprendizagem, correção dos nados e dão segurança para os alunos terem autonomia no ambiente aquático. É através delas que podemos identificar muitos pontos que irão nos dar suporte para os alunos se desenvolverem na água.

Convido você a conferir no vídeo da postagem de hoje as dificuldades mais comuns dos alunos durante a execução dos nados competitivos, identificá-las e, a partir dessas dicas, ter suporte para melhorar o seu desempenho durante a prática da natação!

Clique e assista!!!

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: