Atividades Aquáticas e Sustentabilidade

Por Iara

O que será que o tema da sustentabilidade tem a ver com as nossas aulas de Práticas Aquáticas?…

Tem tudo a ver! Se você gosta de estar na água, seja em um momento de recreação e lazer na piscina ou praticando uma das modalidades esportivas em águas abertas, se liga nessa ideia!

Bem, quando falamos de nos movimentar no meio líquido e praticar esportes em águas abertas, como por exemplo o surfe e a maratona aquática, devemos despertar a nossa consciência coletiva! Afinal, torna-se urgente perceber a importância das nossas pequenas atitudes no dia a dia, que geram um impacto enorme e direto no meio ambiente.

É de conhecimento de todos que são muitos os problemas que afetam os oceanos atualmente… A natureza merece nossa atenção! As atividades humanas nas praias têm se multiplicado rapidamente durante as últimas décadas, o que acaba gerando consequências negativas.

As mudanças climáticas também se colocam como uma questão preocupante em nossos tempos, que provoca desde a extinção de algumas espécies de plantas e animais, até danos mais graves aos ecossistemas marinhos. A pesca ilegal e destrutiva, além da degradação do ambiente natural pelo descarte de lixo (como o plástico) e materiais contaminados nos mares, lagos e rios são apenas alguns exemplos de ações que devem ser repensadas.

Sendo assim, diante da relevância desse tema tão atual e que nos afeta diretamente, a equipe de educadores de atividades físicas do Sesc Campinas tem como um de seus eixos norteadores nas aulas de Práticas Aquáticas o desenvolvimento sustentável e a consciência ecológica!

No ano de 2019, o projeto “Animais Marinhos” abordou essa questão nas aulas, nas quais as crianças tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre diversos animais, ao mesmo tempo que se divertiam com aulas historiadas, músicas, jogos e brincadeiras relacionados a este tema.

Mergulhadas na água e nas atividades propostas a cada aula, as crianças foram estimuladas a pensar nos simples gestos e hábitos do nosso cotidiano que podem contribuir para a recuperação do meio ambiente, como por exemplo: reduzir o consumo de embalagens descartáveis, economizar água ao tomar banho e escovar os dentes, utilizar sacolas retornáveis e economizar energia elétrica.

Assim, se cada um de nós contribuir fazendo a sua parte, adotando novas atitudes, mais sustentáveis, podemos caminhar – ou melhor, nadar! – em direção a um mundo melhor.

E para terminar, como diz a canção, “como pode um peixe vivo viver fora da água fria?… Como poderei viver sem a sua companhia?”. Neste período de necessário isolamento social, seguimos juntos, pensando em um mundo mais sustentável para todos os seres vivos!

Até mais!

Clique e assista!!!

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: