Atividade Física e Alimentação

Por Marisa

A mudança para um estilo de vida que repercuta em boa saúde, principalmente por meio da alimentação e atividade física ou exercício físico, é crescente. Essa dupla caminha de mãos dadas, pois a nutrição adequada e equilibrada vai além da prevenção de deficiências de nutrientes e de reconhecer a individualidade das necessidades e das tolerâncias. 

Considerando que a energia dos alimentos é transformada em energia cinética do movimento, a nutrição aplicada à prática de exercício, seja ele para manter o copo em forma, para competição ou apenas para não ser um indivíduo sedentário, garante o melhor rendimento e melhores respostas aos estímulos dados por esses exercícios. Assim, manter uma rotina alimentar de acordo com a modalidade, o tempo de atividade, antes, durante e depois do exercício, deve ser uma prática constante! Desta forma, uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal (frutas, verduras e legumes), cereais integrais e proteínas magras deve ser rotina.

Para as práticas aquáticas, antes de entrar na água é válido ingerir alimentos de fácil digestão e evitar aqueles que são fritos, muito condimentados, ricos em gordura e/ou com alto teor de fibras. Frutas e pães, geralmente, são boas opções. Na quantidade adequada, eles fornecem energia extra para que a aula seja feita com muito entusiasmo e para que não haja nenhuma intercorrência durante a prática.

Toda alimentação feita após a prática tem a função de repor os estoques de energia consumidos, de recuperar o corpo do esforço e prepará-lo para a próxima. Optar por alimentos ricos em nutrientes, principalmente em carboidratos e proteínas, é a melhor alternativa. Mas atenção à quantidade consumida, pois como atividades na água, principalmente a natação, estimulam a fome, a quantidade necessária pode ser facilmente ultrapassada.

Da mesma forma que a alimentação é importante, a hidratação também é! Manter-se hidratado é fundamental, especialmente nas práticas aquáticas onde o suor não é percebido pelo fato do corpo estar em constante contato com a água, principalmente se a água for climatizada/aquecida. O bom nível de hidratação é atingido com a ingestão ao longo do dia, mas ingerir em média 500ml de líquidos 2 horas antes do exercício assegura uma boa condição para o desempenho na atividade e tempo suficiente para excretar o excesso de líquidos pela urina antes de entrar na água. Após a prática é importante repor o que foi perdido e, neste momento, bebidas contendo cafeína e álcool não são bem vindas!

Eu sou Marisa Menegassi, nutricionista, e espero responder as dúvidas dos alunos ajudando-os quanto à alimentação aliada à sua prática esportiva! E se você que está lendo e/ou assistindo ao bate papo, aqui em baixo, tiver mais alguma pergunta ou dúvida, pode escrever que responderei com o maior prazer.

Mas antes, assista a primeira parte do nosso bate papo e também o próximo episódio. Quem sabe a duvida já tenha sido comentada nele?! Ah o próximo episódio sai amanhã!!

Beijos e alimente-se bem!

Clique e assista!!!!!!!

Referências:

– DORFMAN, L. Nutrição voltada ao exercício e ao desempenho esportivo. In: KATHLEEN, M.L.; RAYMOND, J.L. Krause alimentos, nutrição e dietoterapia. 14ª ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2018, pág: 426 – 455;

– GUERRA, I. Hidratação no exercício. In: BIESEK, S.; ALVES, L.A.; GUERRA, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Barueri, SP: Manole, 2005, pág 151 – 168;

– SOARES, E.de A; GUERRA, I. Natação. In: BIESEK, S.; ALVES, L.A.; GUERRA, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Barueri, SP: Manole, 2005, pág 407 – 417;

– ZALCMAN, I. Natação. In: HIRSCHBRUCH, M.D. Nutrição esportiva: uma visão prática. 3ª edição rev. e ampl., Barueri-SP: Manole, 2014, pág 119 – 124.

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

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