Fortalecimento para os Nados Crawl e Costas

Por Marina Ortiz

E aí, pessoal do Sesc Campinas!

Tudo bem com vocês?

Como estamos longe das piscinas, nesta postagem vamos falar um pouquinho sobre treinos para os nados Crawl e Costas no seco. Isso mesmo: treino fora da piscina!

Antes de mais nada, é bom relembrar que a natação é uma modalidade cíclica, ou seja, com movimentos que se repetem muitas vezes ao longo de uma sessão de treino. Por isso, é muito importante manter o corpo preparado para realizar essas repetições, através de um adequado fortalecimento muscular e desenvolvimento da mobilidade das articulações.

As sessões de treinos fora da água ajudam na prevenção de lesões e na melhora do condicionamento físico para suportar o volume de treino dentro da água. Além disso, com alguns movimentos específicos, elas também ajudam a corrigir e aperfeiçoar gestos técnicos.

Na sugestão desta postagem, nós vamos utilizar para o treino no seco a famosa borrachinha. Ela também é conhecida como garrote, ou elástico. Você pode comprar algumas específicas para a prática de atividades físicas, vendidas com empunhaduras, manoplas, clipes e outros acessórios. Ou construir seu próprio material, com alguns metros de elástico cirúrgico e fitas adesivas. É interessante observar também que há diversas intensidades, que variam de acordo com a extensibilidade do elástico. Experimente algumas intensidades diferentes, mas tenha em mente que tão importante quanto a força a ser feita é o movimento e sua amplitude. Então não vale comprar um elástico muito duro e só fazer metade do movimento, ok?!

Os exercícios com a borrachinha podem se aproximar ao máximo dos movimentos na água, estimulando assim a musculatura necessária para cada estilo. Podem melhorar a flexibilidade das articulações e consequentemente a amplitude dos movimentos. E também estimular o controle muscular e a estabilidade do corpo, necessárias no meio aquático.

As borrachinhas são famosas nos exercícios de ombros, mas podemos utilizá-las nos estímulos para o quadril, tronco e pernas, ou seja, no corpo todo!

No vídeo da postagem de hoje, vamos mostrar para vocês alguns exercícios que podem ajudar a melhorar o desempenho nas águas, minimizar as dores e prevenir lesões, além de fortalecer e prepará-los para a prática da natação. Vamos lá?

Até mais.

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

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