É possível se movimentar!!!

Por Marina Hanzawa

A pandemia trouxe várias mudanças para o nosso dia a dia, não é verdade?

Por conta dessa nova rotina, com a necessidade do distanciamento social, utilização de máscaras, cuidados sanitários/higiene, restrições de grupo de risco, entre outros, pode ser complicado encaixar a prática de exercícios físicos no dia a dia… Mas, não é por isso que precisamos ficar parados!

Muita gente já sabe que a prática de atividade física faz bem para a saúde e que o sedentarismo está relacionado com diversas doenças, mas o que é o sedentarismo ou um comportamento sedentário?

Se olharmos pelo ponto de vista de consumo de energia, um comportamento sedentário se refere à realização apenas de atividades que não aumentam nosso gasto de energia (calorias) acima do nível de repouso, como por exemplo, dormir, manter-se sentado lendo, escrevendo, à frente da televisão ou celular.

Segundo a OMS, o sedentarismo é considerado o quarto maior fator de risco de mortes no mundo! Os impactos do sedentarismo são muitos, e estão relacionados diretamente a saúde e qualidade de vida, como o aumento de desenvolvimento de das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e o diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer, como o de mama.

Será que você está sedentário? Para ter um comportamento ativo, e sair do sedentarismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a realização de no mínimo 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana. Inserindo a prática de atividade física no seu dia a dia em sessões únicas mais longas ou algumas mais curtas somadas durante o dia, você assume um comportamento ativo e diz tchau para o sedentarismo!

Sim, é possível se movimentar! Com pequenas mudanças, podemos inserir a atividade física na nossa rotina, seja nos deslocamentos, na forma de realizar as tarefas diárias, fazendo escolhas mais ativas e, se possível, inserindo a própria prática de exercícios físicos regulares.

Agora pense, como tem sido a sua rotina ultimamente? Você tem realizado atividades como caminhar, cuidar do jardim, dançar ou algo que movimente o seu corpo? Que tal experimentar se movimentar dentro de casa e dar uma utilidade diferente para os objetos que você tem aí pertinho?

Então, vamos lá! Pegue uma almofada e corra para o seu sofá que é hora de… Descansar? Não, é hora de se movimentar! Bora experimentar

Lembre-se que nessa aula os exercícios são quantificados por tempo, então respeite seu limite e sua velocidade, pare para descansar se necessário, ok?

Ah, e fique de olho nas redes sociais do Sesc Campinas pois temos várias opções de atividades para você! Abraços e até breve!

Para saber mais:

https://www.fleury.com.br/medico/artigos-cientificos/qual-o-conceito-atual-de-sedentarismo

https://abeso.org.br/oms-faz-alerta-sobre-o-sedentarismo-no-brasil/

https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2019/04/tres-em-cada-cem-mortes-no-pais-podem-ter-influencia-do-sedentarismo

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/12-das-mortes-por-cancer-de-mama-no-brasil-sao-atribuiveis-ao-sedentarismo

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

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