Lateralidade

Por Rafaela e Renato

Você sabe o que é lateralidade? 

Lateralidade nada mais é do que o controle dos dois lados do corpo, juntos ou separadamente. 

Ao nadar ou brincar na água a criança está a todo momento desenvolvendo sua lateralidade pois ela está sendo obrigada a controlar seus braços e pernas para se manter na superfície, afundar, lançar uma bola, entre outras ações, sendo que em muitas vezes cada membro está executando um movimento independente do outro. 

Agora que já aprendemos o que é lateralidade e como ela se desenvolve nas aulas de práticas aquáticas, vamos olhar para o nosso cotidiano… Muitos movimentos executados em nosso dia a dia são realizados sempre com apenas um dos lados do nosso corpo, o lado dominante, aquele que temos mais controle e coordenação. 

Observando tudo isso e também entendendo o período que estamos passando longe das piscinas, que tal continuarmos estimulando nossos corpos a ficarem mais espertos mesmo no seco?  

Tente mudar o lado do corpo que você executa suas tarefas cotidianas, o que você acha de escovar os dentes ou escrever algumas frases com a mão não dominante ou até mesmo escrever ou desenhar algo com seus pés, e que tal tentar almoçar ou jantar movimentando o garfo com a outra mão, na hora de se vestir tente começar a por sua calça pela perna que você não está acostumado(a).  

Mudando essas ações você estará estimulando a sua lateralidade e também estará tornando seu corpo mais habilidoso. E ai? Aceita o desafio? Quanto maior o controle do corpo maior a facilidade de a criança ou adulto alcançarem o êxito nas atividades aquáticas. 

Como ainda não podemos ir para a piscina, aqui vai um vídeo com algumas brincadeiras que estimulam a lateralidade para você reproduzir aí na sua casa e se divertir muito! 

Depois de assistir a esse vídeo, você consegue pensar ou lembrar de alguma brincadeira que envolva a lateralidade? Ah, não vale as que mostramos no vídeo… Se quiser compartilhar deixe o nome dessa brincadeira nos comentários desse Post! 

Um abraço e um grande aperto de mão dado com a mão não dominante 

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: