Hidroginástica e temas de saúde: Hipertensão Arterial

Por Marina Hanzawa

Olá, estamos felizes de ver você aqui no Blog! É sempre muito bom se informar, não é?

Você já ouviu falar em Hipertensão Arterial? Não? E pressão alta, você conhece?

Hoje vamos falar sobre a Hipertensão Arterial, também chamada de pressão alta, que é uma doença crônica muito presente atualmente em todas as faixas etárias, atingindo cerca de 30% da população adulta brasileira , e mais de 50% das pessoas na terceira idade de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

Quem é considerado hipertenso?

Uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão arterial se mantém elevada, ou seja, acima de 130 X 85mmHg. Para a avaliação desse quadro, muitas vezes são necessários exames específicos e, o diagnóstico, é feito pelo médico.

É muito importante estarmos atentos à nossa pressão arterial, pois a hipertensão é uma das principais causas de doenças cardiovasculares como o acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto, por exemplo. A hipertensão tem tratamento e envolve a modificação do estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis como a escolha adequada de alimentos e a prática regular de atividade física. Pode ainda ser necessário o uso de medicamentos indicados pelo médico.

Mas, porque estamos falando de Hipertensão aqui no Blog?

Muitos dos alunos do curso de Hidroginástica procuram a atividade por incentivo médico, que a indicam por seus vários benefícios gerais para a saúde, entre eles como ferramenta auxiliar no controle dos níveis de pressão arterial.

A prática da hidroginástica proporciona inúmeros benefícios aos hipertensos, oferecendo uma diminuição considerável da pressão arterial ao término da atividade. Quando praticada com regularidade, possibilita a redução e estabilidade da pressão arterial, contribuindo assim para a redução do consumo de medicação e melhoria da saúde de um modo geral. Mas é importante lembrar que a manutenção do seu tratamento medicamentoso e acompanhamento médico é essencial.

Você é hipertenso?

Bem, se você escolheu ler esse post pode ser porque conhece alguém que tem hipertensão arterial, ou você mesmo é hipertenso. Queremos compartilhar com você algumas dicas importantes que assegurarão sua segurança quando estiver realizando qualquer atividade física:

  • Antes de iniciar uma nova prática de atividade física é importante fazer uma avaliação médica e contar para este profissional qual atividade pretende fazer;
  • Sempre usar corretamente a medicação prescrita, inclusive nos dias em que fará atividade física;
  • Verificar a pressão arterial antes da atividades físicas, e se esta estiver acima de 160X10mmgh, ou “16 por 10” como se costuma dizer, a prática de atividades físicas é contraindicada, ou seja, NÃO DEVE SER REALIZADA!
  • Durante a atividade física é normal que a pressão arterial sofra oscilações e até aumente um pouco, por isso é importante, principalmente se você é hipertenso, estar atento a sua respiração, mantendo-a sempre contínua e evitando “prender o ar”, pois isso pode causar picos, AUMENTOS ABRUPTOS, em sua pressão.
  • No aparecimento de qualquer sintoma como mal estar, tontura e dores ou pressão na cabeça, sinalize para o professor ou a para quem estiver mais próximo, interrompa a atividade e busque respaldo médico para uma avaliação.

Quer saber mais? Tem alguma dúvida? Escreve para gente!!! 


Sugestões de vídeos: CANAL DRAUZIO VARELLA

Não subestime a hipertensão | Animação #04

Crise hipertensiva | Animação #10

Mecanismo da pressão alta | Dicas de Saúde

Formas de controle da hipertensão | Dicas de Saúde

Fatores de risco para hipertensão | Dicas de Saúde

Hipertensão em 7 perguntas | Helena Benedetto

Dúvidas sobre o sódio | Coluna #48

Principais complicações da hipertensão | Dicas de Saúde


REFERÊNCIAS:

Atividade física: Impacto sobre a pressão arterial. Revista Brasileira de Hipertensão. 2010. (http://departamentos.cardiol.br/dha/vidiretriz/06-cap02.pdf)

Efeito da Hidroginástica sobre a pressão arterial: Uma revisão de literatura. Revista diálogos em saúde. 2018. (http://periodicos.iesp.edu.br/index.php/dialogosemsaude/article/viewFile/203/180)

Exercícios aeróbicos facilitam o controle da hipertensão arterial. HCor. (https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/exercicios-aerobicos-facilitam-o-controle-da-hipertensao-arterial/)

A prática da Atividade física na hipertensão arterial. Sociedade brasileira de hipertensão. (https://www.sbh.org.br/arquivos/artigos/a-pratica-de-atividade-fisica-na-hipertensao-arterial/)

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: