A natação no curso de Práticas Aquáticas do Sesc para crianças de 6 a 12 anos

Por Tatiana e Fernanda

Você já deve ter percebido que os cursos oferecidos nas piscinas do Sesc fazem parte do “Programa de Atividades Aquáticas” e compreendem duas grandes categorias de cursos regulares: Hidroginástica e Práticas Aquáticas. Mas e a Natação? O SESC não oferece esse conteúdo aos seus matriculados?

Sim, essa é uma dúvida recorrente e vamos, neste texto, conversar um pouquinho sobre isso… Você nos acompanha? Então vamos lá!

O Programa de Atividades Aquáticas foi criado em 2013 com o intuito de desenvolver uma ação de educação não formal e permanente nas piscinas. Para o SESC, esses espaços são tidos como pontos de encontro onde as pessoas se divertem, aprendem, aproveitam o tempo livre e estão propícias a participar de novas experiências aquáticas.

Sob esse viés, o curso de Práticas Aquáticas foi estruturado e passou a responder pelo ensino das competências aquáticas, nas quais os nados são contemplados. Ao assumir esse posicionamento, o ensino dos nados tradicionais foi substituído pelo ensino do “nadar” que extrapola o conceito convencional e procura desenvolver a sensibilidade corporal na água favorecendo que o praticante descubra seu próprio corpo, limitações e possibilidades no ambiente aquático.

Então voltando ao questionamento inicial, sim, ensinamos natação, e, muito mais… Vamos conhecer um pouco mais sobre nosso programa?

O Curso de Práticas Aquáticas tem um caráter processual projetado para desenvolver as seguintes competências aquáticas:

  • Aspectos Sócio-afetivos (segurança, autonomia, confiança, motivação e relacionamentos);
  • Aspectos Cognitivos (percepção corporal, compreensão da cultura e características dos esportes aquáticos);
  • Aspectos Motores (controle respiratório, controle do corpo, manipulação da/na água, entradas e saídas).

Com certeza você está se perguntando nossos cursos são organizados, não é mesmo? Então, vamos explicar: valorizamos a interação entre alunos com diferentes níveis de habilidades, e por isso eles não são divididos por níveis. Prezamos pela convivência e a coletividade sem perder de vista as demandas e o desenvolvimento individual de cada um dos alunos. Desta forma, categorizamos as turmas por faixas etárias, as quais vamos apresentar agora.

As crianças de 3 a 6 anos são envolvidas pelo faz de conta, brincadeiras e adaptações aquáticas e dessa forma são estimuladas a desenvolver segurança, autonomia e prazer em estar e se movimentar na água. Através de muita exploração, experimentação e ludicidade iniciamos o processo de aprendizagem tendo como guia a palavra-chave Descobrir.

Em se tratando das crianças de 6 a 12 anos, o curso de Práticas Aquáticas tem como enfoque o Aprender através de muitos jogos, brincadeiras e esportes na água. 

Nossas crianças são estimuladas a aprender habilidades e competências diversas, explorando movimentos através de todas as possibilidades do corpo sob, sobre e na água.

E por fim, a faixa etária a partir de 12 anos que tem como enfoque o Praticar, que significa estimular um hábito de vida ativo e consciente, que respeita a individualidade e reforça a convivência intergeracional. É por meio dessa proposta, que neste curso, o aluno é estimulado a desenvolver condicionamento físico, qualidade de vida e bem-estar.

Com isso, já conseguimos visualizar que o ensino dos nados tem espaço garantido nesses cursos, não é mesmo?

Que tal então agora falarmos um pouquinho sobre a natação? Vamos mergulhar nesse esporte tão desafiador?

Segundo o texto divulgado pela “Rede Nacional do Esporte” a natação existe há milênios. Esse esporte era praticado na Grécia Antiga e, também, pelos romanos. Há indícios também de que outros povos também se aventuraram nesse esporte.

Apesar disso, a natação demorou para se transformar em uma competição organizada. Os primeiros torneios remontam ao século 19 e aconteceram na Austrália, em 1858, no Campeonato Mundial de 440 jardas.

Em 1869, a Inglaterra realizou o 1º Campeonato Nacional e, finalmente, em 1877, os Estados Unidos adotaram a forma de competições organizadas.

Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), em 1896, a natação participou dos Jogos Olímpicos de Atenas, os primeiros jogos da Era Moderna. As disputas foram realizadas no mar e as provas eram livres e tinham as distâncias de 100, 500 e 1200 metros.

Gradativamente a modalidade ganhou força e então, em 1908, durante as Olimpíadas de Londres, foi fundada a Federação Internacional de Natação (FINA), que comanda não só as provas da modalidade, mas as de maratonas aquáticas, nado artístico, polo aquático e saltos ornamentais.

A “Rede Nacional do Esporte” sinaliza ainda que no Brasil, o esporte surgiu, oficialmente, em 31 de julho de 1897, com a fundação da União de Regatas Fluminense. Em 1898, o Clube de Natação e Regatas organizou o primeiro Campeonato Brasileiro, que consistia em uma distância de 1.500 metros, entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro.

Quer saber mais sobre a natação? Leia esses materiais da Rede Nacional do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro.

Ficou com saudades? Veja essas fotos das nossas turmas de Práticas Aquáticas:

Responda ao Quiz e deixe nos comentários a pontuação que você conseguiu.

Após enviar as respostas, suba a tela e verifique sua pontuação. ☝☝☝

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

Um comentário em “A natação no curso de Práticas Aquáticas do Sesc para crianças de 6 a 12 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: