Hidroginástica x Terceira Idade

Por Milena

As aulas de Hidroginástica proporcionam exercícios que trazem inúmeros benefícios aos seus praticantes, dentre eles: melhora do condicionamento físico, fortalecimento muscular, condicionamento do sistema cardiovascular e ganho de flexibilidade, os quais contribuem para a melhora da qualidade de vida dos participantes.

Há muito tempo, estimulada pela cultura médica, a Hidroginástica vem sendo “rotulada” como uma atividade específica e destinada para o público da terceira idade. Partindo dessa informação, nos vem os seguintes questionamentos: essa prática, realmente só é ideal e efetivamente boa para a terceira idade? Essa é uma informação verdadeira? Por que o público idoso é o que mais busca as aulas de hidroginástica?

Historicamente a Hidroginástica é uma atividade conhecida por ter indicação terapêutica, e sua primeira evidência foi registrada em 2400 a.C, em que já se falava sobre exercícios terapêuticos na água.

Alguns relatos mostram que, em 1700 d.C., surgiu o conceito de Hidroterapia, trazido por um médico alemão, o que, novamente reforça esse aspecto terapêutico.

Em 1898, na Europa, surgiu o termo hidroginástica. Foi introduzido por Von Leyden e Goldwater como exercícios na água, ainda como forma de um tratamento passivo.

Informações da década de 60, no Brasil, mostram que a Associação Cristã de Moços (ACM), destinava seu trabalho de hidroginástica exclusivamente para idosos, desta forma, esse estigma foi sendo reforçado.

Um outro fator que evidencia a grande procura da Hidroginástica pelos idosos é o fato dela ser reconhecida como uma prática de atividade física segura. Por ser realizada dentro do meio líquido, o impacto é reduzido, o sistema linfático é estimulado e há uma diminuição da pressão arterial. Além de, a água facilitar a mobilidade e a liberdade de movimentos para todos os indivíduos, principalmente para os que apresentam sobrepeso, restrições/limitações físicas, lesões, etc. Será que encontramos essas demandas em idosos?

Além dos benefícios corporais, supracitados, essa prática propicia uma grande interação social. Sabemos que a maior parte dos exercícios são realizados em pé com rosto fora da água. Sendo assim, os praticantes têm a possibilidade de se conhecer melhor, conversar, socializar, tornando a prática algo ainda mais agradável. Você acha que esse pode ser um atrativo para o público idoso?

Mas, em contrapartida, essa modalidade, muitas vezes, pode ser confundida ou associada a uma atividade com exercícios fáceis e/ou pouco efetivos, devido a essa possibilidade de proporcionar tantos momentos de interação que rendem boas risadas e que são ações que unem os alunos, que se sentem pertencentes a um grupo, gerando assim, maior vínculo, uns com os outros, e também com o professor, e, consequentemente garantem maior assiduidade nas aulas e maiores resultados no âmbito de saúde e qualidade de vida.

Diante desse paradigma terapêutico, a hidroginástica não é reconhecida, por um grande grupo, como uma atividade física intensa e efetiva. No entanto, essa é uma prática tão importante e intensa como qualquer outra atividade física, ou seja, respondendo as nossas perguntas a hidroginástica é indicada a todos os públicos, no Sesc com idade a partir de 12 anos, mas sim, por suas características atrai um grande número de idosos.

Podemos então caracterizá-la como uma prática deliciosa e com alto nível de complexidade, que estimula diversas capacidades e habilidades físicas, como coordenação motora, força, condicionamento cardiorrespiratório, equilíbrio, entre outras, não podem ficar de fora do seu dia-a-dia.

Ficou curioso e com vontade de conhecer essa prática? Então convidamos você a, assim que possível e que haja segurança coletiva, experimentar e se surpreender com a intensidade que esta ela pode oferecer.

Sigam nosso blog, comentem e compartilhem suas experiências!!

Abraços

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

2 comentários em “Hidroginástica x Terceira Idade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: