Os esportes como conteúdo das Práticas Aquáticas: conhecendo a Canoagem e o Remo.

Por Tatiana, Fernanda e Cristine

Olá, como é bom ter você aqui. Sua visita sempre nos deixa muito feliz.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre os esportes no curso de Práticas Aquáticas para crianças de 6 a 12 anos e vamos apresentar a Canoagem e o Remo. Ah, já avise aos pequenos e aos grandões também, que no final teremos um desafio invencível…. Então vamos mergulhar nessa nova aventura?

Como já enfatizamos em postagens anteriores, o norte do curso de Práticas Aquáticas para crianças de 6 a 12 anos é o APRENDER.

Dentre as situações de descoberta e desafios propostos, uma das temáticas é o esporte praticado sob, sobre e na água, sejam estes voltados para águas fechadas como as piscinas ou abertas, como mares e rios, por exemplo.

O intuito é ofertar aos nossos alunos o repertório motor, a história e curiosidade desses esportes através de vivências diversas. Dentre os esportes abordados temos:  Natação, Surfe, SUP, Polo Aquático, Nado sincronizado, Saltos Ornamentais, Biribol, Hóquei Submerso, Mergulho,  Canoagem, Remo, dentre outros. Mas antes de iniciar essa prosa, conta para a gente: Você já se aventurou em algumas dessas modalidades? Não esqueça de nos contar aí embaixo, nos comentários…

Vamos descobrir o que é a canoagem?

A canoagem é um esporte náutico, praticado com a utilização de embarcações chamadas canoa ou caiaque.

Há relatos de que esse tipo de embarcações eram utilizados, desde a pré-História, para o transporte e também para a pesca.

Acredita-se que as primeiras canoas foram desenvolvidas por povos nativos da América do Norte e eram construídas de tronco de árvore.

A canoagem passou a fazer parte das modalidades dos jogos Olímpicos em 1936, jogos que foram realizados  na Alemanha.

Existem diversas modalidades de canoagem como o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom, sendo apenas essas duas últimas, modalidades olímpicas.

E se você está se perguntando o que diferencia a Canoagem de Velocidade da Canoagem Slalom, aqui está a resposta: a Canoagem Velocidade, acontece em canais construídos artificialmente os quais possuem 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade. Os atletas participantes são divididos em nove raias, sendo apenas oito nos Jogos Olímpicos, delineadas em linha reta e demarcadas por bóias. As provas são divididas em distâncias de 200m, 500m, 1000m e 5000m. Nos Jogos Olímpicos, as distâncias são as de 500m e 1000m. Na modalidade de canoagem de velocidade, existem dois tipos de barcos: canoas e caiaques.

Você sabia?


O grande destaque brasileiro na atualidade na canoagem é o atleta Isaquias Queiroz dos Santos. Ele se consagrou nos Jogos Olímpicos do Rio (2016) tendo conquistado 3 medalhas: Prata na Canoa Individual -1.000m, Bronze na Canoa Individual – 200m e Prata na Canoa de Dupla – 1.000m, com Erlon de Sousa Silva. Isaquias foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar três medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos.

Já a Canoagem Slalom, que também é praticada com caiaques ou canoas, acontece em águas rápidas, as corredeiras, em percursos que variam entre 250 e 300 metros. O atleta, com auxílio do remo, desce corredeiras, passando por obstáculos naturais ou artificiais,  e deve realizar essa tarefa no menor tempo possível, evitando sofrer penalidades.

Essa modalidade tem como categorias:  para atletas do gênero masculino: K1: Caiaque individual; C1: Canoa individual; e C2: Canoa dupla (com dois participantes). E, para atletas do gênero feminino: K1: Caiaque individual. Será que você já consegue diferenciar Canoagem e Remo? E um caiaque de uma canoa? Tente identificar cada uma delas nas imagens logo após o texto. Ah, não esqueça de indicar nos comentários todos os seus palpites. Olha a dica aí embaixo!

Caiaque: a maior parte dos modelos possui “buracos” em que o competidor fica sentado, somente com o tronco, braços e cabeça para fora. Atualmente há modelos de caiaques abertos. Os remos utilizados têm duas pás, tornando possível que movimento de remar seja feito para ambos os lados, revezando entre direita e esquerda.

Canoa: tem a parte superior aberta, para que o competidor fique ajoelhado com uma das pernas e apoiado sobre a outra no seu assoalho. Os remos utilizados têm uma única pá, assim o movimento de remar é feito somente de um lado.

E agora vamos aprender um pouco mais sobre a modalidade do Remo?

O Remo é um esporte muito tradicional, acredita-se que sua primeiras competições aconteceram ainda no século XIII. O Brasil seguiu essas tradições e alguns dos clubes, hoje famosos pelas suas equipes de futebol, começaram suas atividades no Remo, são eles: Clube de Regatas Vasco da Gama, do Flamengo e do Botafogo (entre outros).

O que diferencia o Remo das demais modalidades praticadas em embarcações é que se trata de um esporte praticado em barcos estreitos e que navegam em altas velocidades com os atletas sentados e sempre de costas para a linha de chegada. Já imaginou quanta emoção? As pás (ou remos) ficam presos ao barco através de articulações chamadas de forquetas.

O objetivo desse tipo de prova é alcançar o fim do trajeto antes das demais equipes (trata-se apenas de uma prova de rapidez). Elas são praticadas por equipes que podem ter de 1 até 8 competidores e sempre devem acontecer em raias de 2000m e a céu aberto.

A modalidade do Remo é dividida da seguinte forma:

  • Remo tipo Skiff com 1, 2 ou 4 integrantes por equipe. No Remo Skiff, os remos são simétricos e cada competidor manuseia dois remos (um de cada lado do barco);
  • Remo tipo Palamentas com 2, 4 ou 8 integrantes por equipe. No Remo Palamentas os remos são assimétricos e cada competidor manuseia apenas um remo (remando de apenas um dos lados do barco). Nas provas de Palamentas as equipes podem contar, ou não, com a figura do timoneiro, que é aquela pessoa que não pode remar e viaja de frente para o barco – olhando para a reta de chegada. O timoneiro orienta a direção do barco sendo chamado também de homem-leme.

Algumas outras curiosidades marcam a modalidade do Remo, aqui vão algumas delas:

O medalhista de ouro olímpico mais jovem que recebeu essa honraria veio da prova do Remo nos jogos olímpicos de 1900, trata-se de um competidor de apenas 7 anos!

As universidades britânicas de Oxford e Cambridge disputam anualmente a prova do Remo acirrando a rivalidade entre essas duas instituições.

Agora que você já sabe tudo sobre o Remo, tente localizar essa modalidade e sua embarcação no grupo de imagens abaixo.

E para entrar no clima e, fecharmos esse bate-papo com chave de ouro, a educadora Cristine nos ensinará técnicas de nós que podem ser utilizados no resgate de embarcações e outros materiais em atividades como a canoagem e também em esportes de aventura.

Topa aprender essas técnicas? Ah, e aposto que você já sabe que vamos te convidar para postar o seu vídeo comprovando que aprendeu cada uma dessas laçadas. Lembre de marcar nossa # em suas publicações!

Um grande abraço e até a próxima postagem!


Fonte das Imagens

Imagem 1: https://epocanegocios.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/2016/08/isaquias-queiroz-conquista-prata-na-canoagem-velocidade.html

Imagem 2: http://www.canoagem.org.br/pagina/index/nome/historia/id/16#gsc.tab=0

Imagem 3: http://www.canoagem.org.br/pagina/index/nome/historia/id/16#gsc.tab=0

Imagem 4: https://www.cob.org.br/pt/galerias/noticias/campeonato-brasileiro-de-barcos-curtos-da-a-largada-para-o-ano-olimpico-no-remo/

Imagem 5: http://rumoaomar.org.br/esporte/remo/noticias-sobre-remo.html

Imagem 6: https://apps.gazetadopovo.com.br/ger-app-webservice/webservices/iframeHttps/codigo/693

Imagem 7: https://apps.gazetadopovo.com.br/ger-app-webservice/webservices/iframeHttps/codigo/693

Imagem 8: https://apps.gazetadopovo.com.br/ger-app-webservice/webservices/iframeHttps/codigo/693

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

3 comentários em “Os esportes como conteúdo das Práticas Aquáticas: conhecendo a Canoagem e o Remo.

    1. Olá Fabiano! Que bom que você gostou da nossa postagem, estamos sempre tentando trazer novidades, informações e ainda poder estar mais perto de vocês enquanto nossas aulas não retornam.
      Respondendo a sua pergunta, temos sim mulheres que se destacam nos esportes que nos convidam a remar! Por exemplo Rebeca Fernandes é campeã mundial de Rafting, treina mulheres para competição no mesmo esporte e desenvolveu um curso apenas para mulheres que queiram conhecer, ingressar e até mesmo competir nessa modalidade. Eu tive a oportunidade de participar de um deles e adorei.Aprendi muitas coisas diferentes aliás, os nós que ensino no vídeo deste post onde desafio as crianças a tentar fazê-los são apenas 2 de muitos que aprendi nesse curso!
      Temos também Ana Sátila uma importante competidora da canoagem slalom no Brasil que aos 16 anos no Campeonato Mundial de 2017, conquistou as medalhas de prata no caiaque extremo (k1), e de bronze na canoa (C1). Foi também classificada para as Olimpíadas de Tóquio-2020, mas que com a pandemia foi adiada!
      Espero que possamos ter ajudado em sua dúvida, e continue por aqui pois, toda sexta-feira há novas postagens para vocês! Um abraço e até a próxima!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: