Coordenação e Força para o Nado

Por Daiane

O nadar, seja ele livre ou através de algum dos quatro estilos da natação, requer uma diversidade de conhecimentos, capacidades e habilidades.

Quando nos movimentamos na água, com o objetivo de locomoção, precisamos entender quais gestos corporais possibilitarão esta tarefa, quais deles serão capazes de tornar essa mais eficiente e, por outro lado, quais deles tem a tendência de torna-la mais morosa.

Assim, precisamos compreender qual a ação dos nossos gestos na água, e qual a resposta da água em nosso corpo, qual o movimento a ser gerado. Como empurrar a água em uma direção, para deslocar o nosso corpo no sentido oposto, ou seja, ao empurrar a água para frente nos locomoveremos para trás e, por sua vez, ao puxar a água para trás, nos deslocaremos para frente.

Ufa, quanta informação, não é mesmo? Sim, nesta tarefa complexa de nadar é preciso exercitar também a nossa coordenação motora. A ação de pernas e braços se comunica em todas as formas de nado, ora de modo alternado, ora simultâneo e nos diferentes ambientes como a piscina, o mar, rio, lago, entre outros, para que possamos nos deslocar.

Outra capacidade determinante para a progressão do nosso corpo na água é força. E aqui cabe um parêntese, a força usada na água visando ir de um ponto até o outro, é bem diferente da que estamos acostumados no nosso cotidiano até porque, como já vimos em postagens anteriores, o meio líquido tem propriedades que justificam essa diferença. Sendo assim, reconhecemos como necessário um preparo diferenciado para a execução dos nados de forma mais tranquila e assertiva.

Foi por isso que preparei um vídeo com exercícios que irão trabalhar a força e a coordenação dos e para os nados. Um treino específico para você que é nadador e está fora das piscinas neste momento.

Espero que gostem! Até a próxima postagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: