Atividade Física na Infância

Por Suzelei

A prática de atividade física por crianças […] contribui não apenas para o controle de peso corporal, mas também para uma série de fatores determinantes da saúde individual e coletiva. A promoção de um estilo de vida ativo tem forte influência positiva no padrão de crescimento e desenvolvimento; […] previne ou retarda o aparecimento de fatores de risco cardiovasculares; […] melhora o relacionamento em grupo; minimiza a depressão; e aumenta a autoestima. Dessa forma, o desfecho para esse conjunto de adaptações é um indivíduo com melhor qualidade de vida e bem-estar. (DE ROSE Jr, 2009 p. 220)

A infância pode ser um período especial! Repleto de descobertas e quase sempre, uma grande aventura! Brincar é a palavra-chave para essa fase de descobertas. As crianças naturalmente apresentam grande disposição em suas rotinas diárias, sendo que tudo é uma brincadeira. Mas por vezes, acaba sendo estimulada ao sedentarismo pela falta de equilíbrio com os estímulos tecnológicos, como celulares, TV, computadores e tabletes.

Incentivar a criança a brincar, se mexer, se movimentar, resulta em qualidade de vida, amenizando riscos de doenças como a obesidade e a diabetes.

Oferecer para a criança diversas atividades físicas, aumenta sua capacidade de memória e raciocínio, além de desenvolver a afetividade e a sociabilidade. Além disso, com a ludicidade, ou seja, o ato de brincar, a criança é capaz de descobrir o mundo e suas regras.

Vale ainda ressaltar que a criança precisa vivenciar diversas formas de movimento, desse modo, quanto mais atividades e estímulos ela tiver, maior será seu repertório de habilidades motoras, sociais e cognitivas.

No Sesc Campinas, temos diversos programas esportivos que ofertam essa diversidade motora, como por exemplo, o Programa de Práticas Aquáticas. Esse programa é norteado pelas competências aquáticas. Nele, todas forma de movimento e criação são estimuladas de forma adequada para cada faixa etária.

Outro programa que segue essa mesma diretriz é o Programa Sesc de Esportes, onde os jogos e brincadeiras são trabalhados, também de acordo com a fase maturacional da criança. Nesse caso o enfoque são os esportes diversos, e as crianças são estimuladas a brincar e conhecer cada um deles, assim como às demais manifestações corporais regionais e do mundo, com as brincadeiras de rua, por exemplo.

Quanto mais cedo hábitos saudáveis forem estimulados, maior a chance deles permanecerem na fase adulta. Incentive e oferte movimento às crianças aí da sua casa e do seu convívio. Brinque com eles sempre que puder!

Referência:
DE ROSE Jr,D. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed,2009.

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

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