Hidroginástica ou Hidroterapia: Qual a diferença?

Por Mônica

Para falar um pouco destas duas modalidades vamos falar primeiro do que elas têm em comum: a água. A palavra hidro significa água. Então se fossemos substituir, teríamos ginástica na água e terapia na água. Mas é só essa diferença? Não, cada um tem um propósito e é importante saber a diferença entre elas para escolher qual dessas modalidades é a mais indicada para você, de acordo com seus objetivos e condições.

A hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade ministrada por um educador físico. É, como o nome já diz, uma ginástica na água. Numa aula de hidroginástica o objetivo é exercitar o corpo, melhorar o condicionamento físico, desenvolver capacidades físicas (força, resistência muscular e cardiorrespiratória, coordenação motora, agilidade, flexibilidade) como em qualquer outra atividade física. A grande diferença é que você fará tudo isso dentro da água, onde temos outros desafios para vencer, como, por exemplo: a instabilidade do corpo na água, a resistência da água, empuxo, dentre outras coisas. Porém tudo isso será usado para o seu condicionamento físico.

Outra questão bastante importante nesta atividade é a temperatura da água. Para hidroginástica é importante que a água esteja entre 28 e 30 graus celsius, pois a água em temperaturas mais elevadas pode trazer mal estar. Pense da seguinte maneira: em dias muito quentes, nos sentimos mal de fazer atividades em horários em que o sol está mais forte, na piscina é a mesma coisa, porém não nos damos conta pois a percepção de temperatura é diferente por estarmos na água.

Vale lembrar que as aulas de hidroginástica acontecem em grupo, a atenção do professor é dividida entre várias pessoas. Ao planejar as aulas, o professor pensa na identidade deste grupo, permitindo e auxiliando os alunos em suas particularidades, porém atento a todos de forma igual.

Assim como muitas atividades físicas, a hidroginástica contribui para a melhora de quadros crônicos como artrite, artrose, doenças crônica de saúde (Hipertensão arterial, diabetes, etc.). Manter seu corpo em movimento é a melhor opção para se manter saudável. Porém a hidroginástica (assim como as outras atividades físicas) não é recomendada em momentos de crise, ou como terapia para estágios mais críticos destas enfermidades. Por ser feita na água ela diminui o impacto, e isso pode ser muito benéfico para algumas degenerações osteoarticulares, principalmente após uma crise e como um primeiro exercício físico para o retorno à normalidade. Mas quando estiver com muitas dores, não se esqueça, procure um médico.

Sesc Campinas

A hidroterapia

Como o nome já diz, hidroterapia é uma terapia que acontece na água e é orientada por um fisioterapeuta. Apesar de ser na piscina também, existem muitas diferenças entre a hidroginástica e a hidroterapia. Começando pelo objetivo, que na hidroterapia é a reabilitação, trata-se de um tratamento para o corpo, uma reabilitação que pode ser de: disfunções ortopédicas, traumatológicas, reumatológicas, neurológicas, respiratórias, vasculares, de equilíbrio, dentre outras. Todas situações em que o paciente necessite de terapia para retomar sua condição de normalidade. Para esta reabilitação é necessário fazer algumas adaptações na piscina: colocar barras, cadeiras hidraulicas para auxiliar as pessoas com dificuldade de mobilidade a entrar na água, e a temperatura deve estar entre 33 e 36 graus celsius, além de todos os acessórios utilizados tem a finalidade de reabilitação, bem diferente da hidroginástica que visa condicionamento físico. Na hidroterapia o tratamento é individualizado, o paciente é assistido o tempo todo pelo fisioterapeuta.

Instituto Ghelman Medicina Integrativa

E aí, dúvidas esclarecidas? Já sabe qual você pratica?

Aqui no Sesc Campinas oferecemos apenas as aulas de Hidroginástica, aulas que você já sabe né, são muito divertidas, dinâmicas, em grupo, sempre orientadas por um educador.

Neste momento, as aulas de hidroginástica ainda não retornaram, mas isso não é motivo para ficar parado! Segue mais um vídeo com algumas sugestões de exercícios para você fazer em casa!

Logo logo teremos mais textos, não deixe de acompanhar!

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: