Touca e Óculos

Por Samara

Olá, tudo bem pessoal? Viemos hoje falar sobre dois acessórios indispensáveis para práticas aquáticas. O primeiro acessório abordado será a touca. E o segundo os óculos.

Vocês sabiam que as toucas de natação possuem duas funções muito importantes?

A primeira é a questão da higiene e a segunda é a garantia que você possa nadar sem contratempos. Não entendeu? Calma que a gente explica!

Primeiro, vamos abordar a higiene. Quando a gente trata disso, estamos falando da nossa higiene e a de todos que usam a mesma piscina das unidades do SESC, clubes, prédios, academias ou onde teremos as aulas de práticas aquáticas/natação.

O uso correto da touca evita que os fios de cabelo que acabam se desprendendo da sua cabeça fiquem espalhados pela água e com isso, fiquem acumulados na piscina. Sem contar que ela protege também da ação do cloro (principalmente as feitas de silicone).

Segundo, uma touca bem colocada evita que os fios desçam para o rosto, o que ajuda a uma boa respiração e impede o incomodo para quem está focado em atravessar a raia, com os cabelos entrando no olho, boca ou no nariz.

Esses benefícios são comuns a todas as toucas, porém dependendo do material, elas têm características específicas, como a gente vai conhecer agora.

A gente fez um resumo com 3 tipos principais de materiais usados na fabricação das toucas para diferenciar quais as características deles, mostrando inclusive quais evitam que o cabelo fique molhado.

  • Touca de natação de helanca: essa é mais indicada para quem acaba usando a touca por exigência da academia, mas não se incomoda tanto se o cabelo ficar molhado durante as aulas e possibilita maior conforto.
  • Touca de natação de lycra: elas também não barram completamente a água, mas são fáceis de se ajustar à cabeça e trazem conforto.
  • Toucas de natação de silicone: essas são as toucas de natação que não molham o cabelo. Claro que não dá para garantir 100% de proteção: uma gota ou outra vai acabar entrando. Mas esse material é o que mais garante que os fios fiquem secos e ainda, ficam firmes na cabeça. O modelo de silicone também evita o contato com o cloro.

Lembrando que para quem tem filhos, sobrinhos ou alguma criança na família: crianças crescem bem rápido. Uma piscada e eles já estão mudando o tamanho de roupa, de sapato… E de equipamento de nado também! Por isso, é sempre bom ficar de olho nas toucas de natação infantis, para ver quando é preciso mudar.

Para os nossos peixinhos, quando o assunto é touca de natação, a escolha deve ser criteriosa assim como a que é feita para os adultos – talvez até mais. Afinal, irá ajudar no processo de aprendizado e elas merecem, né?

Agora vamos falar sobre o segundo acessório tão importante para nossa prática. São os óculos de natação/práticas aquáticas.

Qual seria o ideal para uma criança? Como você vai escolher o equipamento correto?

Um dos itens importantes para quem vai começar a nadar, são os óculos de natação. Eles são responsáveis por proteger os olhos do aluno do atrito com a água, evitando contato direto do cloro, uma vez que nossos olhos são sensíveis e facilita a visão dentro d’água.

Para as crianças, principalmente as que estão aprendendo a nadar, torna-se imprescindível o uso desse artigo, afinal eles estão curiosos e ansiosos para mergulhar e descobrir tudo que existe no fundo de uma piscina, lagoa ou mar.

Ao escolher os óculos de natação infantil é importantes estar atento ao tamanho deles. Existem diversos modelos, em geral podemos destacar quatro tipos de tamanho: bebê, infantil, adulto e tamanho único. Alguns óculos infantis possuem indicação de idade recomendada, normalmente são mais macios e mais emborrachados.

Podemos fazer um teste fácil e rápido para ter certeza do tamanho dos óculos em relação ao rosto: coloque os óculos sem as alças em frente a área dos olhos, realize uma pequena pressão e solte. Se os óculos não cair, pronto, esse é ideal para seu tipo de rosto ou do seu filho.

Lembrem-se que estar atento na compra, permite que o equipamento cumpra bem sua função, sem apresentar falhas, ou seja, com o tamanho certo para o rosto da criança irão se fixar bem, evitando a entrada de água dentro das lentes, e uma touca bem colocada evita cabelos no rosto e qualquer ação que atrapalham a atividade.

Gostaram das dicas? Depois queremos saber e ver esses peixinhos felizes em nossas aulas e piscinas. Abraços molhados e até logo.

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

2 comentários em “Touca e Óculos

    1. Olá. O Sesc São Paulo está seguindo um plano único de retomada das atividades e por enquanto as piscinas ainda não retornaram. Por hora retornaram as atividades contidas neste artigo, que traz maiores detalhes sobre o processo para acesso aos serviços em funcionamento: https://m.sescsp.org.br/um-primeiro-passo-com-cuidado/
      Tão logo tivermos novidades sobre as piscina traremos por aqui também! Grato

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: