Exercícios para a melhora da Resistência Cardiorrespiratória

Por Marina Ortiz, Fernando e Kelvin.

Fala, galera!

De 19 a 27 de Setembro está sendo realizada a Semana Move 2020, com ações de incentivo ao esporte e à atividade física. Coordenada pelo Sesc São Paulo na América Latina, com o apoio da ISCA – International Sports and Culture Association, esta edição acontece no ambiente digital com diversas atividades propostas por meio das redes sociais e sites das organizações participantes. Com o objetivo de promover ações que destaquem os benefícios da prática regular de atividades físico-esportivas e de lazer para melhoria da saúde das pessoas, não poderíamos ficar de fora e trouxemos abaixo uma proposta de treino.

Vocês sabem que a natação é uma das inúmeras possibilidades de prática esportiva dentro da água e uma modalidade abordada no nosso curso de práticas aquáticas? Pois é, hoje falaremos sobre esse esporte que é uma prática cheia de benefícios!

Você sabia que ela ajuda na redução do peso e na tonificação muscular, além de fortalecer o corpo inteiro? Ainda auxilia na recuperação muscular? Que contribuir para o ganho de resistência aeróbia e não causa impacto nas articulações? Que beleza, não?!

É um esporte que envolve força, resistência e velocidade, e por isso, a natação aumenta a capacidade do Sistema Cardiorrespiratório, que nos permite realizar uma atividade por um longo período sem nos cansar, e principalmente, também ajuda na prevenção de doenças.

Sabiam que existem algumas estratégias para aumentar a resistência cardiorrespiratória? Sim! E resolvemos trazer essas informações para vocês.

Vivemos um momento único, no qual a prática da natação foi suspensa temporariamente e muitos atletas, alunos e amantes da prática estão preocupados com sua performance. Mas sabemos mesmo é que vocês estão com muita saudade das piscinas.

A prática constante de atividade física desenvolve habilidades e o condicionamento físico. Por isso, é recomendado exercitar-se pelo menos três vezes por semana para que o corpo possa se adaptar à modalidade. Esta prática constante melhora principalmente a capacidade cardiorrespiratória.
Sabemos que cada modalidade apresenta sua especificidade de treino, mas, podemos manter o cardiorrespiratório fora da água.

A respiração é fundamental desde o início da prática da natação, pois ajuda a manter o ritmo e, consequentemente, aumenta a resistência cardiorrespiratória. Então, treinem bastante a respiração e procurem realizar atividades que aumentem a frequência cardíaca, como pular corda, saltar, subir e descer degraus, correr, caminhar, andar de bicicleta, entre outras.

Conforme o corpo se adapta à prática, seja com treinamento de alta intensidade e curta duração, ou de baixa – média intensidade e longa duração, a melhora na resistência cardiorrespiratória consequentemente acontece. Uma boa dica também é fazer treinamentos intervalados, ou seja, faça exercícios de baixa intensidade com intervalos, após realizar os de alta intensidade. Podem perceber que ajuda muito o seu corpo a se recuperar após um grande esforço físico.

Lembrem-se sempre de procurar a orientação de um profissional da Educação Física para não se machucarem, ok?!

Logo estaremos juntos colocando em prática tudo isso em nossas aulas de Práticas Aquáticas.

Clique e Treine!!! Até breve, abraços.

#SemanaMove #SemanaMoveTransforma

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

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