TENHO MEDO DE ÁGUA, NÃO SEI NADAR E AGORA?

Por Karina

Você gosta de estar na água? Tem medo de água? Já tentou perder o medo e não conseguiu? Vamos falar um pouco sobre esse assunto, quem sabe você se sente mais seguro! Estamos aqui para isso. 

A água possui propriedades que empurram o nosso corpo para cima (empuxo), exercem pressão sobre ele (pressão hidrostática), dificultam nossa progressão (resistência ou arrasto) e geram efeitos como a diminuição do impacto, sensação de redução do peso corporal, lentidão dos movimentos e deslocamentos, além de um grande relaxamento por conta da massagem que nos faz.

Mas, para que possamos aproveitar todos os benefícios que o meio líquido proporciona precisamos estar adaptados a ele. Afinal, é nesse ambiente que as aulas de hidroginástica acontecem e tenho certeza que você não gostaria de entrar na piscina e ficar “grudado” na borda, não é?

O segredo está em ter domínio do seu corpo no meio líquido, tirando proveito das propriedades da água e redescobrindo como se deslocar. Conhecer seu corpo e confiar em si mesmo fará com que se sinta mais seguro e logo estará saltando, empurrando e puxando a água.

Temos algumas dicas para você, algo muito importante que irá deixá-lo mais seguro é aprender a “respirar” na água: 

  • Comece molhando o rosto com as mãos como se estivesse lavando; depois tente colocá-lo na água; experimente então soltar o ar dentro da água de diferentes formas: pela boca, pelo nariz, ou pelos dois ao mesmo tempo. No início pode ser desconfortável, mas com a prática se tornará agradável.
  • Controle a respiração na água; experimente soltar e prender o ar de diferentes formas e ritmos. Isso lhe trará um grande conforto, maior controle e autonomia.
  • Se desloque em diferentes direções dentro da piscina. Use os braços, puxando e/ou empurrando a água. Varie o movimento das pernas com passos pequenos e grandes, com movimentos de corrida elevando o joelho até o peito, com saltos para frente e para trás elevando os joelhos, com  o auxílio dos braços ou não. 
  • Com a prática você se sentirá mais seguro, experimente então movimentos de maior amplitude como saltar mais alto e buscar o fundo da piscina de diferentes formas, sempre retornando a superfície com a ajuda dos pés empurrando o chão.
  • A água nos permite flutuar, mas como começar? Coloque as mão na borda da piscina, tente tirar os pés do chão, para ficar mais fácil coloque o rosto na água soltando “bolinhas” pelo nariz. Conforme sentir segurança, experimente tirar as mãos da borda. Para voltar a posição em pé, traga os joelhos em direção ao peito, tire a cabeça da água e volte os pés no chão.
  • Se você conseguir fazer isso já será um sucesso. Mas se ainda não conseguir não tem problema, o importante é continuar praticando, pois a qualquer momento você fará com destreza e confiança. Se você já consegue, tente trocar de posição dentro da água, por exemplo: flutuando de barriga para baixo, abrace os joelhos, vire de barriga para cima e flutue novamente. Explore o máximo que puder, isso fará com que você ganhe autonomia, confiança e domínio corporal.

É muito importante que você esteja num ambiente adequado e seguro, para isso tenha sempre por perto alguém que possa te auxiliar.

Esperamos que com essas dicas fique mais fácil perder o medo da água. Quanto mais conhecer o comportamento do corpo neste meio, mais distante ficará esse “monstrinho” chamado medo. Vamos encará-lo de frente? Se permita viver novos desafios, e assim, quando menos esperar, você estará livre, leve e solto na água. 

Lembre-se: os educadores são especialistas no que fazem e sempre estarão prontos para ajudar no que for preciso. Confie no seu professor. Tudo o que é proposto em aula, sempre envolve a adaptação ao meio líquido e o desenvolvimento global do ser humano, pensando na qualidade de vida e na sociabilização. 

Compartilhe conosco suas dúvidas, medos e venha vivenciar experiências inesquecíveis que farão você se soltar e curtir a água com alegria, confiança e segurança.

Em breve nos encontraremos para explorar muito mais nossa piscina!

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

Um comentário em “TENHO MEDO DE ÁGUA, NÃO SEI NADAR E AGORA?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: