Mobilidade Articular

Por Samara

Olá pessoal, durante esse período de quarentena nós, Educadores, buscamos ser muito cuidadosos e criativos, ao proporcionar exercícios que possibilitam a manutenção da saúde física e mental dos amantes das piscinas e águas.

Sabemos e reconhecemos que as diferenças dentro e fora da água existem e são implacáveis, que os movimentos recebem tensões diferentes, aplicação de forças vetoriais, área de contato, flutuação, deslize de corpo, entre outras características e especificidades do meio líquido que são completamente diferentes fora da água.


Diante de todas essas ressalvas sabemos que ficar parado não é a melhor opção, por isso recomendamos treinar o corpo de forma geral (equilíbrio, força, mobilidade, etc.) mesmo fora da água (principalmente nesse período em que não temos piscina, não é mesmo?)

Dando continuidade às nossas sugestões de aulas e exercícios, trazemos um tema muito importante e de pouca divulgação, que é o trabalho de mobilidade articular específico para praticantes de atividades aquáticas.

Afinal o que é mobilidade?


A mobilidade é a capacidade de o corpo executar movimentos de pequena e grande amplitude, livres de qualquer restrição e está relacionada com a articulação, diferentemente da flexibilidade relacionada ao tecido mole, principalmente os músculos.


Várias pesquisas evidenciam que a inclusão dos exercícios de Mobilidade Articular está entre as variáveis fundamentais para uma boa aptidão física em adultos saudáveis e baseia-se nas evidências de múltiplos benefícios, como a manutenção dos padrões de movimento e o incremento do desempenho muscular, além dos aspectos relacionados à prevenção e tratamento de lesões.


Ter uma boa mobilidade articular irá te possibilitar maior liberdade para que os músculos executem os movimentos, melhorando o desempenho nas funções básicas e fundamentais do corpo. O treinamento irá proporcionar a melhora da coordenação motora e estabilização articular, trazendo o aumento da performance física.

Sabemos que estimular a mobilidade de pescoço, ombros, punhos, quadril, coxa, e tornozelos, além de toda a parte inferior das costas desempenha um papel importante no nadar, pois deve permitir a aplicação de força propulsiva durante um período maior de tempo, e também facilitar a recuperação das pernas, para que não ocorra um desalinhamento lateral e horizontal do corpo.

Desta forma você gastará menos energia, aumentando a velocidade do nado ao reduzir a resistência intramuscular ao movimento.


Então vamos juntos aproveitar esse momento para realizar exercícios fora da água, mas que vão ter o objetivo de:

  • Movimentar e melhora amplitude das articulações;
  • Fortalecer musculaturas específicas da natação;
  • Flexibilidade muscular e articular visando prevenção de lesão;
  • Visualizar e tentar corrigir técnicas com foco específico em cada nado, trazendo uma maior consciência e reflexão do corpo, movimento, etc;
  • Técnicas de respiração, entender como, por que desenvolver uma maior observação respiratória;

Temos certeza de que juntos vamos sair muito melhores e mais fortes desse período!!

Publicado por Equipe Atividades Aquáticas

Coletivo de Educadores dedicados à aprendizagem das habilidades e competências aquáticas. Mergulhe conosco.

2 comentários em “Mobilidade Articular

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